Bruna Santana | Direito da Mulher

Dicas para evitar golpes virtuais

Infelizmente os golpes virtuais tem sido cada vez mais comuns (na verdade parece que é só a gente piscar que tem algo novo), e por mais que algumas vezes seja difícil identificar, e por mais que as dicas que eu vou dar pareçam óbvias, tenho certeza que podem te ajudar:

  • Desconfie de ofertas muito boas para serem verdade: Se algo parece bom demais, é provavelmente porque não é verdadeiro. É muito comum que utilizem ofertas que parecem irresistíveis (como por exemplo depositar R$100,00 e ganhar R$10.000,00) justamente para que a vítima aja por impulso.
  • Verifique a autenticidade do site: Antes de fornecer informações pessoais ou financeiras em um site, verifique se ele é legítimo. Procure por HTTPS no início do URL e pesquise sobre a reputação do site, já que também é comum ultimamente utilizarem sites que pareçam de grandes empresas (como a Amazon e Magazine Luiza) para aplicação de golpes.
  • Esteja atualizado sobre golpes recentes: Esteja ciente das táticas mais recentes usadas por golpistas, e fique atento às notícias e avisos de segurança online. É importante que você tenha um bom antivírus.
  • Tenha cuidado com e-mails e SMS: Nunca clique em links suspeitos em e-mails e SMS, e evite fornecer informações pessoais ou financeiras a menos que você tenha certeza da autenticidade do remetente.
  • Use senhas fortes e exclusivas: Use senhas complexas e diferentes para cada conta online. Isso ajuda a evitar que os golpistas acessem várias contas se conseguirem uma senha.
  • Tenha códigos com familiares e amigos: Com a Inteligência Artificial também se tornou comum copiarem voz e/ou imagem, o que pode fazer com que alguém caia em um golpe por impulso, e por achar que é alguém conhecido, então tenha códigos com familiares e amigos, especialmente com pessoas mais idosas.
  • Use métodos de pagamento seguros: Ao fazer compras online, prefira métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito, que oferecem proteção contra fraudes e caso você acabe caindo em um golpe, pode ser mais fácil de conseguir recuperar o dinheiro.
  • Confie no seu instinto: Se algo parece suspeito, confie em sua intuição. É melhor ser cauteloso do que se tornar uma vítima de uma fraude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Quer falar comigo?
Olá, Bruna! Tudo bem?